sábado, 2 de março de 2013

Periféricos de Computador


    Periféricos são dispositivos que conectado ao computador podem enviar ou receber algum tipo de dado. Alguns exemplos de periféricos seriam: Teclado, Mouse, Impressora e outros. O primeiro periférico foi criado pelo cientista Philipe Brusk.
  Existem vários tipos de periféricos, e cada um tem sua função definida. Alguns que irei falar nesse artigo serão: Periféricos de Entrada, de saída e entrada e saída.

                                      


Periféricos de Entrada
Os periféricos de entradas são aqueles que mandam informações para um programa ou para um computador processar. Permite a conexão entre o usuário e computador. Alguns exemplos de periféricos de entrada, serão mostrados abaixo:

Ø Teclado
  È o periférico de Entrada mais utilizado juntamente com o Mouse. Utilizado para entrada manual de comando, funções, letras e números para o computador. O teclado tem 3 divisões que são: alfanumérica, que é igual ao uma antiga máquina de escrever, a segunda divisão é o teclado numérico e a terceira divisão são as teclas pré-programas com suas funções já definida.  



                             
Ø Mouse
 O mouse também como o teclado é um Periférico de Entrada. Projetado, para caber na mão do usuário, o mouse tem a função de movimentar o cursor na tela do computador. O Mouse  é normalmente ligado na porta USB (Universal Serial Bus) com cabo. Existe a nova conexão sem fio como o Bluetooth (Uma nova conexão sem fio recentemente usada). Os novos mouses chamados Touchpad ( São sensíveis ao toque) são utilizados em notebook, ultrabook e laptop.


                                                         Periféricos de Saída
Os periféricos de Saída, recebem as informações já processadas do computador para algum tipo de dispositivo. Um exemplo de periférico de saída, seria a Caixa de Som, que recebe informação processada do computador, para funcionar (Com Sonoro). Mais alguns exemplos abaixo:

Ø Monitor de Vídeo
 O Monitor de Vídeo é o terceiro elemento básico, do computador junto com o teclado e pela CPU. Esse dispositivo possui a função de mostrar todas as informações recebidas pelo computador (Ou programa). Os monitores são classificados de acordo com suas tecnologias, utilizada na formação da imagem. Recentemente as mais usadas são: LCD, LED.

                                       
  Monitor de vídeo LED.

Ø Impressora
 A impressora é periférico de Saída, que quando conectada ao computador tem a função de imprimir textos,imagens,planilhas... recebidas do computador. Herdando a tecnologia das maquinas de escrever, as impressoras estão evoluindo muito na tecnologia. Existem vários tipos e padrões de impressoras sendo vendidas no mercado. Dentro delas:
·         Impressora Matricial: As impressoras Matriciais, são necessárias para fazer tarefas como imprimir documentos ficais e outros. As impressoras Matriciais utilizam um conjunto de agulhas, geralmente 9 , que produzem impacto sobre uma fita de impressão, deixando marcas num papel. Elas são bastantes econômicas e relação as outras, pois a fita de impressão é relativamente barata e pode ser usada por um longo tempo. O preço da fita pode variar entre R$5,00.
·         Impressora a Jato de Tinta: As impressoras a Jato de tintas são relativamente boas e possui a mesma revolução que a de  Laser. Essa impressora espalha pequenas gotas de tinta de papel, formando as informações a serem impressas.
·         Impressora a Laser: As impressoras Laser, produzem cópias mais rapidamente e com altíssima qualidade gráfica. Essa impressora utiliza um raio laser modulado para a impressão e envia essa informação para um tambor, através de um raio laser.

                                         
                                                          Impressora a Jato de Tinta                     

Periféricos de Entrada e Saída
 Os periféricos de Entrada e Saída tem a função dupla, enviando e recebendo dados para o processamento. Alguns exemplo abaixo:

Ø Modem
  Um modem é um dispositivo que conectado ao computador, pode se comunicar de maneira remota, sem uma ligação entre cabos. Por exemplo quando um computador precisa se conectar com um outro, com o modem não é preciso a conexão com cabos. Por transmitir informações  para os computadores, podemos classificá-lo como um dispositivo de Entrada e Saída. Um Modem também pode ser usado para fazer uma conexão de internet para o computador.

Ø Pendrive
 O Pendrive é um dispositivo, contido por uma memória flash, e parecido como um isqueiro. Pode ser conectado pelo porta USB do computador, sem complicações. Sua velocidade de transferência de arquivo pode variar de acordo com o dispositivo, mas a mais comum usada recentemente é a 2.0. Mas com o avanço da tecnologia, já se encontrar a velocidade 3.0 e também com tamanho menor.  

                                                        Finalizando a Matéria
 Terminamos a matéria com uma noção de o que é Periféricos de computador e junto com isso exemplos que dei sobre periféricos Saída, entradas e entrada e saída espero que gostem e ate a próxima matéria!





Nenhum comentário :

Comente agora mesmo!